O que fazer em uma dinâmica de grupo

1. Reestude, detalhadamente, o negócio da empresa e o segmento em que ela atua e seus fornecedores e concorrentes:

– Visite o site da empresa. 
– Visite as redes sociais da empresa e de seus fornecedores e concorrentes.
– Leia notícias e informações divulgadas sobre a empresa nos últimos anos.
– Procure notícias detalhadas sobre o segmento e tendências para os próximos anos.

2. Vá vestido adequadamente. Você já participou de entrevistas e viu como as pessoas da empresa se vestem, portanto siga essa linha:

É importante se destacar na dinâmica, mas pelo seu conhecimento e participação. Não pague o mico de se destacar a ponto de ser um ponto de referência: “fiquem perto do cara de camisa laranja com bolinhas pretas”. Algumas dinâmicas exigem liberdade de ação, por isso as mulheres devem evitar saias curtas.

3. Chegue no horário:

Atrasar pode ser o fim do processo para você. Principalmente em grandes cidades, a desculpa de que pegou trânsito não funciona mais.

4. Fique atento às instruções iniciais:

Por ansiedade, você pode deixar de ler e entender as instruções e isso pode ser fatal na dinâmica de grupo.

5. Seja participativo, mas não chato:

Participar e dar opiniões é fundamental, mas lembre-se que você está em um grupo, portanto, fale e ouça os outros também. Pondere outras opiniões, faça contrapontos, mas nunca corte a fala dos outros. Ouça até o fim o que os outros têm a dizer (mesmo que na sua visão seja uma grande bobagem), para somente então emitir sua opinião ou seu contraponto. Cuidado: a ansiedade pode fazer você não ouvir e entender o que os outros estão dizendo, portanto escute tudo com atenção.

6. Tente esquecer seus observadores:

Se você conseguir “mergulhar” no grupo e esquecer que está sendo observado, com certeza agirá mais naturalmente e seu desempenho será melhor.

7. A forma como você se comunica e expressa sua opinião está sendo fortemente avaliada, portanto cuidado com o vocabulário, evite gírias, erros de pronúncia e, principalmente, palavrões.

É isto pessoal, se estiverem em busca da vaga dos sonhos, avaliem cada uma das dicas acima e coloquem imediatamente em ação.

Sobre Cezar Antonio Tegon: Graduado em Ciências Sociais, Administração de Empresas e Direito. É Fundador e CEO da Elancers, multinacional brasileira no segmento de sistema de gestão de recrutamento e seleção, Fundador e CEO do Vagas Online e Sócio Diretor da Consultants Group by Tegon. Com experiência de 30 anos na área de RH, é pioneiro no Brasil em construção e implementação de soluções informatizadas para RH, como o VagasOnline.com.br, um dos maiores sites de emprego do País. Palestrante em vários congressos e universidades sobre temas relacionados à Gestão de Pessoas, Perfil Comportamental e Tecnologia da Informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “O que fazer em uma dinâmica de grupo”