Como funcionam os processos seletivos nas empresas?

Essa é a pergunta mais frequente dos candidatos que se inscrevem, de forma autônoma, nas vagas disponíveis em nosso site e também é a mesma dúvida dos candidatos que são inscritos automaticamente pelo nosso robô.

Existem variações de acordo com as políticas de cada empresa, mas as etapas principais são bem parecidas, abaixo faremos uma síntese dos pontos principais:

Vamos começar pela definição das fases de processo. O que são as fases de processo?

  • As fases são etapas de um processo seletivo, que um candidato deve percorrer, para ser admitido.
  • A empresa determina as fases, de acordo com suas políticas internas, para poder contratar funcionários que atendam as características exigidas pela companhia. Assim, você terá que passar por todas essas etapas para poder entrar na empresa.

Agora que você já entendeu o conceito das fases de um processo, a próxima pergunta é: Por quantas etapas eu tenho que passar para poder ser contratado?

Essa é uma pergunta bem interessante e a resposta é bem ampla, varia de acordo com as políticas de cada empresa e mesmo dentro de uma mesma empresa existem variações, conforme o cargo, a área, o gestor, etc.  

Seguindo esse raciocínio, existem empresas que realizam apenas 3 fases para escolher um candidato dentro um processo, como também temos empresas que trabalham com mais de 12 fases. Mas, seguindo uma estrutura básica, podemos exemplificar algumas delas:

1 – Seleção de currículo

2 – Avaliação online

3 – Entrevista online

4 – Entrevista presencial com o gestor

5 – Entrevista presencial com RH

6 – Entrega de documentos

7 – Finalização da admissão

8 – Contratação

Agora que você já sabe o que um processo e suas principais fases, a pergunta final é: Quanto tempo esse processo seletivo pode demorar, desde a inscrição na vaga, até a admissão?

Como você deve imaginar, mais uma vez, essa é uma resposta muito ampla e varia de acordo com as políticas de cada empresa.  Mas, em média, um processo seletivo gira em torno de 20 dias úteis desde a etapa de seleção de currículo, até a etapa de contratação. Claro, existem empresas que para determinadas posições contratam em 5 dias úteis, mas são casos isolados e para posições específicas, normalmente ligadas a operação.

É isso ai, agora que você já conhece um pouco mais sobre o que um processo seletivo, suas etapas e um tempo médio de duração, corra para arrumar seu currículo e ter mais chances de participar dos processos seletivos disponíveis.

Equipe Vagas Online

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