Entrevista de emprego: O que vestir?

Poucas pessoas sabem que a aparência e o desempenho em uma entrevista respondem por 80% do sucesso em um processo de emprego. Você pode até ter um ótimo currículo, mas se sua roupa não for condizente com o cargo que você procura, você jogou suas chances fora.

Sempre que buscamos candidatos para uma posição em uma empresa, chega o momento da orientação sobre a roupa mais adequada para a entrevista. É interessante como ainda é preciso chamar a atenção das pessoas para esse detalhe, uma vez que, vira e mexe, recebemos feedback das empresas de que o candidato apareceu com roupas pouco adequadas.

Por que a questão da roupa é tão importante? Muitas pessoas se queixam de que as empresas dão valor excessivo para o modo como os empregados se vestem. Mas o fato é que vivemos em sociedade e os colaboradores das empresas, em última instância, representam essa organização. Assim, se a pessoa vai trabalhar com uma roupa não adequada e tem atividades que representam a empresa, como reuniões, visitas a clientes ou até atendimento ao público, é importante tomar cuidado com o que se veste.

GIF Reprodução “O Diabo Veste Prada” (FOX 2000 Pictures).

Você já passou pela experiência de ser abordado por alguém na rua e se afastar da pessoa porque o jeito como ela se vestia (casacos largos, por exemplo), poderia representar uma ameaça? Pois é, a roupa fala muito sobre as pessoas e pode levar a avaliações enganosas.

Imagine, por exemplo, uma mulher que se veste de modo provocativo e que vai a uma entrevista de emprego com uma roupa que a deixa exposta. Que mensagem ela está passando? Curiosamente, já presenciamos casos em que pessoas assim foram contratadas, mas essas situações, onde a pessoa é contratada por seus dotes físicos, pode terminar em casos de assédio.

Via de regra, a maioria das empresas tem recrutadoras, com faixa etária entre 29 e 44 anos. Essas profissionais, extremamente experientes, sabem detectar de modo apurado quando uma pessoa está tentando se vender pela roupa. Então, cuidar da roupa em situações de entrevista é decisivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Entrevista de emprego: O que vestir?”