Investir na reciclagem profissional ou mudar de carreira? Veja as vantagens!

Todos sabem que um profissional atualizado tem mais chances no mercado de trabalho. Mas, quando é preciso inovar, o que vale mais a pena: investir na reciclagem profissional ou mudar de carreira? Encontre a resposta para suas dúvidas aqui!

O pensamento sobre a carreira e o desejo de ser mais valorizado em sua área com certeza passa pela cabeça de todos.

Afinal, o mundo está em constante evolução, sendo necessário estar preparado, atualizado e pronto para enfrentar desafios. Para quem está no mercado de trabalho, a reciclagem profissional tem se mostrado a melhor maneira de alcançar novas oportunidades.

Mas será que investir na reciclagem profissional vale a pena ou é mais indicado a mudança de carreira? Saiba mais sobre a reciclagem profissional e veja algumas dicas para tomar essa decisão!

O que é reciclagem profissional?

A reciclagem profissional é uma forma de aprimorar e transformar o conhecimento para que as pessoas se tornem profissionais atualizados e completos, atendendo às demandas do mercado.

Com a tecnologia evoluindo constantemente, novos métodos e ferramentas surgem em todas as profissões e cabe ao profissional se manter atualizado. Assim, ele não se torna ultrapassado ou até desnecessário no ambiente de trabalho.

Principalmente os profissionais que se formaram há muitos anos devem sempre se manter atualizados de acordo com as novidades que a tecnologia traz para os setores, a fim de melhorar e otimizar a forma como trabalhamos.

Quais as vantagens da reciclagem profissional?

Valorização do profissional
Um profissional preparado é um profissional que será mais valorizado dentro do ambiente de trabalho, dificilmente tendo sua vaga em risco, podendo até almejar outros cargos e salários superiores.

Novas oportunidades
Caso a vaga atual não esteja mais te satisfazendo, estar preparado pode fazer com que novas oportunidades surjam facilmente, com cargos mais altos ou promoções salariais.

Aprendizado de novas habilidades
O mundo está cada vez mais multidisciplinar e dominar sua área de atuação não é mais suficiente. O profissional preparado tem que saber um pouco de tudo, além de se destacar nos conhecimentos específicos de sua área.

Então, para se destacar, o profissional pode aprender novas habilidades como outros idiomas, softwares ou ferramentas utilizadas em outros setores que possam trazer benefícios para sua área, organização e outras habilidades que farão o profissional se destacar entre os demais.

Decidi mudar de carreira. Como escolher a nova profissão?

Se o profissional decidir mudar de carreira, vem outro desafio pela frente: escolher a profissão. Principalmente depois de estar consolidado no mercado de trabalho, qualquer mudança pode ser assustadora, principalmente se for feita “no escuro”, sem orientação.

Então, quando decidir mudar de carreira, existem alguns passos que podem ajudar a escolher uma nova profissão, fazendo dessa jornada uma experiência positiva. Confira abaixo algumas dicas que vão te ajudar!

Faça um teste vocacional
O primeiro passo na hora de escolher uma nova profissão é fazer um teste vocacional. Ele irá analisar as suas características profissionais e pessoais, te indicando quais os melhores setores para você trabalhar. Assim, você consegue fazer uma análise mais cuidadosa.

O teste pode ser aplicado por psicólogos, mentores ou especialistas, além de existirem diversos testes vocacionais on-line, https://orientu.com.br/teste-vocacional. Este último é uma grande oportunidade para os profissionais, afinal ajuda muito na gestão de tempo e traz resultados seguros.

Faça uma análise de sua profissão atual
Analise as profissões atuais, pois sua habilidade e seu conhecimento podem ser úteis em outras profissões relacionadas, ou até para setores totalmente diferentes. Analise o que te fez sair desta profissão, suas necessidades, o que te faria se sentir satisfeito profissionalmente.

Pense também em sua vida financeira. Ao mudar de carreira, você poderá começar com um salário mais baixo do que o atual, sendo necessário um planejamento antes de dar este salto.

Busque conhecimento
Analise os cursos e especializações que são necessários e indicados para fazer para mudar de carreira, verificando o investimento e retorno que poderá te oferecer.

Busque também o autoconhecimento, entender onde você quer chegar, quais são seus pontos fortes e quais são as áreas que você tem dificuldade. Na hora de encontrar outra profissão, saber bem suas características e conhecimentos pode ser crucial para tomar uma decisão sábia.

O teste vocacional também ajuda nesta área, em identificar as características do profissional, sabendo em quais deve melhorar e quais podem te destacar em determinados nichos de mercado.

Faça uma pesquisa sobre as áreas que mais te interessam
Liste e pesquise sobre áreas que te interessam, sobre as possibilidades de atuação no ramo, a média salarial, os requisitos para atuar, além de tentar conversar com pessoas que ocupam estes cargos para saber mais do cotidiano da profissão.

Faça também uma pesquisa sobre o mercado de trabalho nas áreas escolhidas, principalmente em sua região, ou regiões em que você estaria disposto a trabalhar. O mercado de trabalho pode ser muito regional e uma mudança de cidade pode trazer resultados totalmente diferentes e satisfatórios para determinados cargos.

Então, agora que você já conhece as vantagens de investir na reciclagem profissional ou mudar de carreira, poderá fazer uma escolha mais segura. Aproveite as dicas em cada uma das opções e saia na frente ao concorrer a uma vaga de emprego!