Um plano para encontrar trabalho

Publicado pela Folha Universal em 7 de Abril de 2019.

Profissionais em busca de trabalho também precisam construir uma boa estratégia para encontrar uma vaga. “Quem abre uma vaga quer encontrar alguém que resolva problemas. Então, leia muito bem a vaga, entenda a função e avalia como você pode solucionar as dificuldades daquela empresa e ser útil naquele contexto”, explica Cezar Antonio Tegon, fundador e CEO da Elancers, multinacional brasileira no segmento de gestão de recrutamento e seleção e fundador e CEO do Vagas Online.

Hoje, a postura do profissional é um requisito fundamental. “É importante ter experiência e conhecimento, mas a diferença está no comportamento. Se o profissional tem iniciativa e está disposto a aprender, ele tem mais chances”, diz. Ele alerta que o apego a cargos pode dificultar a recolocação. “Alguns profissionaisdeixam o emprego e querem continuar com o título. Hoje o mercado pede que o profissional mostre primeiro quem ele é e cresça na função”.

Além disso, Tegon lembra que o cuidado na elaboração do currículo continua fundamental. Erros de português, informações confusas e mentiras podem tirar o candidato do processo. Ele aconselha que os profissionais desempregados façam cursos de atualização e mantenham uma rotina para a busca de vagas. “Se você está desempregado, procure ler para melhorar o raciocínio, faça cursos gratuitos pela internet, ajude a sua comunidade”, finaliza.

Sobre Cezar Antonio Tegon: é graduado em Estudos Sociais, Administração de Empresas e Direito. É Presidente da Elancers, Vagas Online e Sócio Diretor da Consultants Group by Tegon. Com experiência de 30 anos na área de RH, é pioneiro no Brasil em construção e implementação de soluções informatizadas para RH. Palestrante em vários congressos e universidades sobre temas relacionados à Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação e Perfil Comportamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *